03 novembro 2006

Mudança de paradigma

O termo 'mudanças de paradigma' vem sendo muito utilizado na literatura empresarial. Muitos tentam rotular suas teorias como mudanças de paradigma pois essa conotação é muito bem aceita pelo mercado.

Mudança de paradigma é bem aceita pelo mercado pois reflete algo inovador, mostra algo que vem mudar antigas formas de atuar para tornar-nos mais competitivos. Porém, poucas dessas 'novas' teorias realmente são mudanças de paradigma. Antes de podermos entender o que são mudanças de paradigma precisamos entender o que é um paradigma.

Para Adam Smith, um paradigma é: "Suposições compartilhadas. O paradigma é a forma como nós percebemos o mundo; água para os peixes. O paradigma explica o mundo para nós e nos ajuda a prever o seu comportamento."

Para Barker, paradigma é: "um conjunto de regras e regulamentos (escritas ou não) que faz duas coisas: (1) estabelece ou define limites; (2) diz como devemos comportar dentro desses limites para sermos bem sucedidos."

Com isso, podemos concluir que uma mudança de paradigma é uma mudança de pressupostos básicos do campo de conhecimento, uma mudança nas 'regras do jogo', um novo conjunto de regras. Paradigmas diferentes diferem significativamente em seus pressupostos básicos.

Ver também:

http://en.wikipedia.org/wiki/Paradigm_shift

http://en.wikipedia.org/wiki/Paradigm

Free Cell Phones
Free Cell Phones