22 abril 2006

Confiança

A história do sucesso de algumas organizações[09] parece indicar que na Sociedade do Conhecimento, o sucesso para a inovação e o empreendedorismo depende de parcerias que, por sua vez, são conquistadas com muita confiança e colaboração − fatores críticos de sucesso para a sinergia. De acordo com Rosabeth Kanter,[12] é a confiança que faz com que algumas companhias sejam sempre percebidas com bons olhos pelos seus empregados e clientes, enquanto outras tenham sua imagem sempre ofuscada. A confiança é algo mental, mas não é uma postura no sentido de estar sempre presente.
  • Confiança é uma expectativa situacional positiva que nos leva a esforços e investimentos para tornar a expectativa uma realidade. O principal segredo da liderança é a confiança nas outras pessoas, criando segurança pessoal e estimulando-as a realizar os seus melhores esforços em uma direção coerente.
  • Confiança é segurança íntima relativa a procedimentos, que exige crédito, fé, ou boa fama. Confiança é algo relacionado à segurança e bom conceito que inspiram as pessoas de probidade, talento, discrição, etc. Quando se tem confiança em outra pessoa espera-se poder contar com ela em qualquer situação.
  • Confiança existe quando se tem completa certeza relativa ao caráter, habilidade e a força do parceiro. Confiança mútua existe quando a esperança de parceria duradoura se comprova pela realização de compromissos assumidos por ambas as partes.

Trecho do capítulo 8 do livro "Sinergia"

[09]GROSS, Daniel. Forbes: as maiores histórias do mundo dos negócios. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
[12]KANTER, Rosabeth Moss. Confidence: How Winning Streaks and Losing Streaks Begin and End. New York: Crown Business, 2004.

Free Cell Phones
Free Cell Phones