14 abril 2006

O conhecimento tácito

O que faz um executivo ou um psicólogo, se comportar de forma inteligente no seu dia-a-dia? Para responder a essa pergunta, foram feitas entrevistas com pessoas desses dois campos, tão diferenciados de atividades, nas quais se perguntava: “O que se precisa para ser realmente bem sucedido no seu ramo?” Uma coisa ficou bem clara.

Nenhum dos entrevistados apontou o conhecimento formal adquirido na escola como responsável pelo sucesso. Os entrevistados disseram que importante mesmo era o conhecimento que ia sendo adquirido on the job: macetes, dicas e o que eles chamaram de Conhecimento Tácito. Um conhecimento adquirido no contexto, tal como vocabulários específicos e heurísticas para encurtar decisões (Baron&Sternberg, 1987:188). O sentido de contexto neste caso pode ser melhor compreendido através da metáfora do xadrez como colocado na citação a seguir:

“O significado emerge do contexto e conexões. Sem um contexto, nada faz sentido. Tentem imaginar o jogo de xadrez sem um tabuleiro, a língua sem uma gramática, jogos sem regras.” (Ferguson, M., 1980:288).

O Conhecimento Tácito pode ser visto como um composto de experiências condensadas, princípios, atitudes, comportamentos, informação contextual, experiência e insight experimentado.

Por servir de plataforma para novas experiências e informações, este tipo de conhecimento gera cada vez mais conhecimento quando usado por quem o possui. É o conhecimento adquirido ao longo do tempo que forma critérios e filtros, habilitando cada indivíduo a selecionar a relevância das informações de acordo com seus próprios mecanismos de seleção, como colocado na citação a seguir.

"A informação é um produto capaz de gerar conhecimento e a informação que um sinal transmite é o que podemos aprender com ela... O conhecimento é identificado com a crença produzida (ou sustentada) pela informação" (Nonaka&Takeuchi, 1995:64)

O Conhecimento Tácito por ser uma mistura de diversos elementos, não é algo simples nem trivial, sendo muito difícil de colocar em palavras para ser plenamente entendido em termos lógicos. O conhecimento que existe em cada pessoa faz parte da sua própria idiossincrasia, e portanto está sujeito ao seu temperamento, à imprevisibilidade de suas reações aos estímulos externos. Ou seja à maneira de ver, sentir e reagir, própria de cada um. A comparação abaixo nos ajuda a perceber um pouco mais o efeito dos estímulos sobre o conhecimento de cada indivíduo:

“Da mesma forma que uma partícula atômica pode parecer ser uma onda ou uma partícula, dependendo de como os cientistas a observam, o conhecimento pode ser visto tanto como um processo quanto como um ativo.”(Davenport&Prusak, 1998:6)

O Conhecimento Tácito pode ser identificado na relação mestre-aprendiz da luteraria, onde o mestre luthier orienta o aprendiz na fabricação de um instrumento de corda. Como na maioria dos processos de fabricação em que o grande diferencial é a qualidade, existe um conhecimento explicito que o aprendiz capta dos esquemas de fabricação e das fórmulas de preparação dos materiais, e existe um Conhecimento Tácito que o aprendiz só consegue adquirir se acompanhar o trabalho diário do seu mestre. Da mesma forma, se comporta o aprendiz do mestre cirurgião, o aprendiz do mestre carpinteiro, o aprendiz do mestre-cuca, o aprendiz de vendas e o aprendiz de atendimento a cliente. Só a interação social mestre-aprendiz que ocorre num acompanhamento diário pode tornar um dia o aprendiz capaz de realizar um estradivário do seu setor de atividade.

A perspicácia, a forma de colocar as perguntas e a maneira de comentar as respostas serve como indicativos para o Conhecimento Tácito. Pode ser que este conhecimento se desenvolva com a constante observância de virtudes como persistência, simplicidade, gentileza, prudência, humildade, tolerância e integridade. Como é um conhecimento que se adquire com a experiência, a sua verificação deve ser feita, de preferência, através de experimentos e simulações que façam com que ele apareça no momento em que se fizer necessário.

Trecho do livro “Transferindo conhecimento tácito"

©VSLins Consultoria


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